top of page

Sistemas de iluminação

  • Daniel Silveira Ferreira
  • 15 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Olá a todos que nos lêem, sejam bem vindos ao segundo post do blog Ecoplanta.


Hoje tentaremos explicar um pouco sobre os sistemas de iluminação para seu lago ornamental ou piscina natural.


Muitos nos perguntam que tipo de iluminação usar, qual a potência necessária, quantidade de spots, enfim... por isso o post. O bem da verdade é que não existe uma fórmula pronta para isso. O que contará para que seu projeto de iluminação dê o destaque pretendido ao seu lago é, na verdade, o feeling do profissional que te auxilia e deverá ser desenvolvido caso a caso, às vezes até na tentativa de erro e acerto.


O que podemos dizer com base em nossas experiências, é que por exemplo: Um lago de 5,00 x 3,00 m com 3 spots bem distribuídos e direcionados, são capazes de transformar seu lago em um espetáculo a parte ao anoitecer. Também já tivemos a experiência de um lago de 7,00 x 5,00 m com 05 spots que foram suficientes para agregar valor e beleza ao projeto.


Achamos bacana reforçar que esse segmento de iluminação evoluiu muito nos últimos anos.


Antigamente eram utilizados sistemas de iluminação sub-aquáticas desenvolvidos para piscinas, com lâmpadas halógenas (anteriores às dicróicas), que possuiam alto consumo de energia e proporcionavam certa dificuldade de manutenção no caso de lâmpadas queimadas - muitas vezes era preciso esvaziar o lago para fazer essa troca - pois esses spots eram chumbados e parafusados na alvenaria.


Atualmente existem sistemas de iluminação próprios para ambientes sub-aquáticos, com spots selados, direcionáveis e móveis, que permitem o contato direto com a água sem colocar a segurança dos peixes ou do operador em risco, além disso, esses spots são feitos em LED, tecnologia mais moderna nos dias de hoje.


Falando no LED, suas principais vantagens são: a possibilidade de controlar a intensidade da luz, provocando uma iluminação mais branda quando desejado; controlar a mudança de cores, salvo quando a lâmpada de LED não for RGB (Red, Green e Blue); sem falar que são mais duráveis e muito mais econômicas.


Importante ressaltar que, quando bem dimensionado e projetados, os sistemas de iluminação em LED enriquecem o seu lago ornamental e destacam seus elementos sem causar dano algum ao peixes ou a flora do ambiente.


É interessante dizer também, que esse sistema pode ser instalado após a conclusão do lago, não vinculando o sistema de iluminação à execução do projeto base.


Outra questão que deve ser abordada é a de assistência técnica. Por trabalhar sempre com produtos de fabricantes e fornecedores nacionais, os sistemas de iluminação em LED que a Ecoplanta comercializa, contam com garantia, respaldo da empresa fornecedora e uma rápida resposta em caso de necessidade de assistência técnica.


Esperamos com esse post, ter esclarecido um pouco sobre o assunto e nos colocamos a disposição para ajudar a todos, consumidores finais ou profissionais do ramo, para que seus projetos se tornem eficientes e atendam as necessidades do cliente.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Blog Ecoplanta

Ecoplanta nas redes sociais

bottom of page